Este artigo reflete sobre os principais modelos de Orientação Educacional descritos na literatura especializada, com ênfase nas suas práticas pedagógicas, nos elementos conceituais que as sustentam e nas áreas que requerem maior atenção. Esta análise procura contribuir para o debate acadêmico e prático, destacando a necessidade de ajustar essas estratégias às exigências da escola contemporânea, promovendo, desde a sua formação inicial de professores, uma orientação inclusiva e eficaz, que responda às urgências de uma sociedade chilena em constante mudança. A reflexão reflexiva que se apresenta enquadra-se num processo de análise de conteúdo qualitativa indutiva com o propósito de conferir maior precisão aos argumentos.
Aranda-Garrido, M. L. (2020). Evolución y principios en la orientación educativa y modelos de intervención. Universidad de Málaga. https://riuma.uma.es/xmlui/handle/10630/19453
Arellano, A. V., y Rodríguez, R. E. G. (2021). La vocación no directiva de Carl Rogers: Teoría, psicoterapia y relaciones de poder. Revista Crítica de Ciências Sociais, 125, 77–98. https://doi.org/10.4000/rccs.12053
Barrera, P. C. (2020). Reflexión crítica como elemento de profesionalización de la formación inicial del profesorado de historia. Revista Reflexión e Investigación Educacional, 2(2), 117-128. https://doi.org/10.22320/reined.v2i2.4127
Barreto, A., Vera, G., Fung, M., Macias, F., y Medina, F. (2024). Orientación Escolar en Latinoamérica: Historia y contexto actual en legislación y políticas públicas. Journal of School-Based Counseling Policy and Evaluation, 6(1), 16–26. https://doi.org/10.25774/pttg-9j81
Basurto-Mendoza, S. T., Pachay-López, M. J., Real-Loor, C. M., y Barcia-Briones, M. F. (2021). Orientación psicopedagógica en el proceso enseñanza-aprendizaje. Dominio de las Ciencias, 7(1), 395-417. http://dx.doi.org/10.23857/dc.v7i1.1713
Bernat, O., y Fundamento, M. (2016). El nuevo enfoque de la orientación escolar y el coaching educativo. [Datos editoriales no disponibles].
Bisquerra Alzina, R. (2014). Coaching: Un reto para los orientadores. Revista Española de Orientación y Psicopedagogía, 19(2), 163–170. https://doi.org/10.5944/reop.vol.19.num.2.2008.11423
Bisquerra, R. (2010). Modelos de orientación e intervención psicopedagógica (8.ª ed.). Wolters Kluwer España.
Bisquerra, R. (2012). Orientación, tutoría y educación emocional. Síntesis.
Bisquerra, R., y Álvarez, M. (2018). Orientación educativa: Modelos, áreas, estrategias y recursos. Wolters Kluwer España. https://elibro.net/es/lc/umce/titulos/63186?prev=as
Cabrera, M. (2020). Modelos de orientación vocacional para la elección de las carreras de formación universitaria. Revista Iberoamericana de la Educación, 3(3), 69-79. https://doi.org/10.31876/ie.v3i3.46
Caro Navarrete, C., Maureira Cruz, Y., y Céspedes Cárdenas, P. (2021). Evaluación de una estrategia de acompañamiento a la orientación vocacional en estudiantes secundarios de las regiones de Ñuble y Biobío. Revista de Estudios y Experiencias en Educación, 20(44), 254–268. https://doi.org/10.21703/0718-5162.v20.n43.2021.015
Charmaz, K. (2014). Constructing grounded theory: A practical guide through qualitative analysis (2.ª ed.). SAGE Publications Ltd.
Cobos, A. (2022). Manual de orientación educativa: Teoría y práctica de la psicopedagogía (1.ª ed.). Narcea Ediciones.
Denzin, N. K., y Lincoln, Y. S. (2012). Manual de investigación cualitativa: Paradigmas y perspectivas en disputa (Vol. II). Gedisa.
De Tezanos, A. de. (2007). Oficio de enseñar – saber pedagógico: La relación fundante. Educación y Ciudad, 12, 7–26. https://doi.org/10.36737/01230425.n12.175
Escudero Muñoz, J. (2023). C. Rogers: ¿Una alternativa para la enseñanza? Revista Española de Pedagogía, 36(142). https://reunir.unir.net/handle/123456789/8013
Fernández, B. B., Segovia, J. D., y Gálvez, J. D. D. F. (2021). Calidad de la educación y el orientador educacional. Educação & Sociedade, 42, e233311. https://doi.org/10.1590/es.233311
González-Benito, A. (2018). Revisión teórica de los modelos de orientación educativa. RECIE. Revista Caribeña de Investigación Educativa, 2(2), 43–60. https://doi.org/10.32541/recie.2018.v2i2.pp43-60
Gordillo, M., y Prado, V. (2024). Formación docente y práctica pedagógica en la educación inclusiva: Revisión sistemática. Ciencia y Educación, 8(2), Artículo 2. https://doi.org/10.22206/cyed.2024.v8i2.3104
Gysbers, N. C., y Henderson, P. (2006). Developing and managing your school guidance and counseling program (4th ed.). American Counseling Association.
Herrera-Castrillo, C. J. (2024). Práctica pedagógica en mecánica relativista: Enfoques, estrategias y su impacto educativo. Wani, 40(80), Artículo 80. https://doi.org/10.5377/wani.v40i80.17642
Herreras, E. B. (2004). Modelos de orientación e intervención psicopedagógica: Modelo de intervención por programas. EduPsykhé: Revista de psicología y educación, 3(2), 199-213.
Josserme, R. C. G. (2020). Orientación educativa y tecnologías. Orientación y Sociedad, 20(2), 1-15. http://sedici.unlp.edu.ar/handle/10915/117326
Joyce, B., Weil, M., y Calhoun, E. (2002). Modelos de enseñanza. Gedisa.
López Rodríguez del Rey, M. M. L. R., Ardila, A. M. I., y Domínguez, E. G. (2024). La orientación educativa: Desafíos teóricos y prácticos. Región Científica, 3(1), 2024245. https://rc.cienciasas.org/index.php/rc/article/view/245
Machado, M. C. M., Arboláez, G. de la C. U., y Torrens, R. E. P. (2024). La inclusión educativa como concepto: De la práctica escolar a la política global. Atenas, 62, e11796. https://atenas.umcc.cu/index.php/atenas/article/view/985
Ministerio de Educación de Chile. (2020). Estrategias metodológicas de orientación vocacional y profesional: Séptimo año básico a cuarto año medio. División de EducaciónGeneral. https://media.mineduc.cl/wp-content/uploads/sites/28/2021/02/Estrategias-Metodolo%CC%81gicas-7B-A-4M.pdf
Ministerio de Educación de Chile. (1991). Circular N° 600: Lineamientos y directrices para promover el desarrollo de la orientación en el sistema escolar [Circular]. OrientaChile. https://www.orientachile.cl/wp-content/uploads/2019/04/CIRCULAR-600.pdf
Morillas Ruiz, J. M. (2021). Programa de orientación e intervención psicopedagógica: El tránsito educativo de educación primaria a educación secundaria obligatoria [Tesis de magíster, Universidad de Jaén]. Colección de Recursos Educativos Abiertos, Universidad de Jaén. http://crea.ujaen.es/jspui/handle/10953.1/14898
Murcia Asensio, A. (2024). We wisc a change: O cómo construir una orientación educativa que supere definitivamente el modelo clínico. Revista de Orientación Educativa AOSMA, 33, 60-73.
Negro Moncayo, A. (2006). La orientación en los centros educativos: Organización y funcionamiento desde la práctica. Graó.
Palacio, C. R., Nieto, L. A. R., y López, G. C. H. (2006). Qué es la intervención psicopedagógica: Definición, principios y componentes. Agora USB, 6(2), 215-226. https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/lil-490511
Parsons, F. (1909). Choosing a vocation. Houghton Mifflin.
Pastene, P. S. G., Zuloaga, S. G., y González, C. A. L. (2022). Contenidos y estrategias metodológicas utilizadas en un programa de orientación educacional chileno. Revista Educación Las Américas, 12(2). https://doi.org/10.35811/rea.v12i2.206
Rascovan, S. (2013). Orientación vocacional: Las tensiones vigentes. Revista Mexicana de Orientación Educativa, 10(25), 47–54. http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1665-75272013000200006&lng=pt&nrm=iso&tlng=es
Resolución Exenta N°2076 [Ministerio de Educación de Chile]. Orientaciones para promover el desarrollo de la Orientación Educacional en el sistema escolar. 21 de abril de 2021. División de Educación General. https://media.mineduc.cl/wp-content/uploads/sites/28/2021/04/Rex-N%C2%B0-2076-2021-Orientaciones-para-promover-el-desarrollo-de-la-Orientaci%C3%B3n-Educacional.pdf
Rochex, J.-Y., y Crinon, J. (2011). La construction des inégalités scolaires: Au cœur des pratiques et des dispositifs d’enseignement. La Dispute.
Rodríguez, A. R., León, P. del R. R., y Gómez, M. E. C. (2023). Modelos de enseñanza en la era de virtualidad. Ciencia Latina Revista Científica Multidisciplinar, 7(1), 7597–7609. https://doi.org/10.37811/cl_rcm.v7i1.4993
Salgado, A. M. A. (2022). Psicogénesis y aprendizaje significativo. Tempus Psicológico, 5(1), 50-64. https://doi.org/10.30554/tempuspsi.5.1.3595.2022
Velásquez-Saldarriaga, A. M., Vera-Moreira, M. T., Zambrano-Mendoza, G. K., Giler-Loor, D. J., y Barcia-Briones, M. F. (2020). La orientación psicopedagógica en el ámbito educativo. Dominio de las Ciencias, 6(3), 548-563. https://doi.org/10.23857/dc.v6i3.1299
Vélaz de Medrano Ureta, M. C., González Benito, A. M., y Otero Mayer, A. E. (2023). Análisis comparado del modelo y organización de los servicios de orientación profesional en el contexto europeo. Revista Española de Orientación y Psicopedagogía, 34(2), 29-46. https://doi.org/10.5944/reop.vol.34.num.2.2023.38065